sexta-feira, 18 de julho de 2008

Fantasias Privadas (acabei de ler na revista Máxima)

Podem ser partilhadas ou guardadas só para nós. O importante é que existam. As fantasias estão para o sexo como os sonhos estão para a vida. Requerem apenas a imaginação. Mas trazem prazer e valor acrescentado. Por Mariza Figueiredo

.....

"O cérebro é sem dúvida o órgão sexual mais importante do ser humano e permite ao homem e à mulher imaginar, criar e inventar todo o tipo de fantasias sexuais”, escreveu a psicóloga e especialista em Sexologia Clínica Marta Crawford no livro Sexo sem Tabus (edição A Esfera dos Livros).

“No mundo da fantasia, virtualmente, tudo é possível e não existem fantasias certas nem erradas. O indivíduo tem a liberdade de fantasiar o que bem entender, porque isso faz parte da sua realidade interior e intimidade”, escreveu o psicólogo Nuno Nodin em Sexualidade de A a Z (Bertrand Editora).

Há quem goste de partilhar algumas com o parceiro. Mas há quem prefira não o fazer. “E não há mal nenhum em não partilhar, como não o há em partilhar”, observa a psicóloga. “A partilha pode ser estimulante e excitante. E pode ser benéfica nas relações longas, quando há cumplicidade, intimidade e comunicação sexual.”

Mas se para alguns é difícil falar sobre elas, ouvir e aceitar as do parceiro também nem sempre é fácil. “Convém ter alguma cautela e bom senso quando se pretende iniciar a partilhar as fantasias sexuais com o parceiro sexual, uma vez que nem todas as pessoas reagem bem a esta ideia. Pode haver quem fique com ciúmes por saber que o parceiro tem fantasias com terceiros. Assim como também pode pensar que não está à altura das necessidades do outro e que isso justifica as suas fantasias”, escreveu Nuno Nodin. “Os homens, sobretudo, podem de alguma forma sentir-se ameaçados pelas fantasias da sua parceira. Podem pensar ou até mesmo dizer: ‘Então, eu não te satisfaço, para tu precisares de ter fantasias?’”, comenta Ana Alexandra Carvalheira.

Homens e mulheres tendem a fantasiar de forma distinta. Os estudos revelam que, para as mulheres, as fantasias desenvolvem-se de forma mais lenta, mais centrada na imaginação de carícias físicas não genitais do que no acto sexual propriamente dito. As fantasias masculinas são mais impessoais, focadas em imagens sexuais e sexo explícito, envolvendo uma grande diversidade de parceiras.

"As fantasias mais comuns das mulheres são as românticas ou aquelas baseadas na afectividade, como, por exemplo, um homem acariciando-a com ternura. A fantasia de actividade sexual com diferentes parceiros é mais comum nas mulheres mais velhas e nas que vivem com os seus parceiros”, refere a psicóloga Ana Alexandra Carvalheira, que indica que, de acordo com Francesco Alberoni, as fantasias sexuais femininas são muitas vezes tecidas sobre uma história, uma relação rica de emoções e significados. Os homens têm fantasias mais fragmentadas, imagens visuais.

A mais comum entre os homens costuma ser o sexo em grupo ou com duas ou três mulheres. Entre elas, as fantasias com famosos ou as fantasias homossexuais talvez sejam mais frequentes do que entre os homens.

DEPOIS DISTO, VOU ALI FANTASIAR UM BOCADO....volto já.

1 comentário:

Valete disse...

e eu ainda acho que descrevo em pormenores (sem plagios!!lol) as minhas fantasias. Lê o meu salcomdoce e find out